Ricardo de Souza e Dilso Almeida escrevem um artigo sobre dois estudos de caso em ELMC relativos ao uso do computador em atividades informatizadas envolvendo as tipologias "computador como tutor" e "computador como ferramenta." Leia aqui.
Sunday, June 8, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Olá gente, parece ser bem interessante esse artigo. Vou tentar fazer uma leitura mais crítica aproveitando as considerações sobre os métodos de pesquisa do artigo da Vera.
Ah, parabéns pelo blog, está muito bonito e tem muitas coisas interessantes... só não sei se cabe muita coisa mais na minha cabeça a essa altura do semestre, rsrsrsrs.
Beijão, Julieta
Oi grupo 6! Esse assunto é muito válido para nós, professores de línguas, para refletirmos sobre os modos que utilizamos o computador. Sobre esse assunto conheço o trabalho de Warschauer e Kern (2000) que gostaria de compartilhar com vocês. Os autores, citando Charles Crook (1994, In: Warschauer e Kern, 2000, p.7), apresentam três metáforas para explicar as atividades educacionais baseadas no computador: (1) metáfora tutorial (computador como tutor); (2) metáfora de construção (computador como aluno); e (3) metáfora da caixa de ferramentas (computador como ferramenta).Leiam o texto que vale a pena!
Abraços!
Referências:
WARCHAUER, Mark e KERN, Richards (Org.). Theory and practice of network-based language teaching. In: Network-based Language Teaching: Concepts and Practice. Cambridge: 2000. Cambridge University Press.
Post a Comment