Friday, June 6, 2008

Uma pesquisa - Educação à distância e trabalho docente virtual



Sendo os espaços e os tempos da educação tão relevantes, Mill traça em seu trabalho importantes aspectos encontrados entre o espaço da secular sala de aula (historicamente compreendida como lugar privilegiado para o ensino-aprendizagem e para a atuação docente) e os emergentes ambientes virtuais de aprendizagem.
Também mostra que há muito por entender entre os fragmentados de tempo educacionais para a aula, para o recreio, para as disciplina de história, etc., e os flexíveis tempos da educação na "Idade Mídia".
Defende, ainda, que a contemporaneidade carece de reflexões em torno dos quatro fatores básicos do processo educacional: docência, aprendizagem, gestão e mediação tecnopedagógica. Seu trabalho, contudo, pretendeu contribuir especificamente com o primeiro fator: a docência. De forma mais direta ou não, os outros três fatores foram tangenciados, especialmente os meios (tecnologias) de trabalho do docente da educação a distância mediada pela telemática (tecnologias de informação e comunicação).

Leia mais sobre essa tese em:
http://www.fae.ufmg.br/posgrad/BTD/2006/Tese07.pdf

MILL, Daniel. Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, espaços, tempos, coletividade e relações sociais de sexo na Idade Mídia. Belo Horizonte: FAE/UFMG. 2006. 322p. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. Orientação: Fernando Fidalgo.

4 comments:

Vanessa Bohn said...

Comecei a ler tese e o tema é muito pertinente para nós professores interessados no EaD.
Estou admirada com os assuntos postados no Blog.
Parabéns!

Vanessa Bohn

Cida said...

Oi grupo 6! Quase no fim, não? Gostei muito do blog. Os textos sao muito interessantes e pertinentes para nós professores!

Amei os comic strips! 10!

Um abraço,

Cida

Liliane said...

Pessoal,
O endereço de hospedagem da tese não está disponível. Alguém sabe como posso acessá-la ou encontrar o professor?
Obrigada!

Liliane said...
This comment has been removed by the author.