Wednesday, June 4, 2008

Second Life again



Segundo Lankshear e Knobel (2003), é preciso repensar a epistemologia tradicional em razão da era digital. Primeiramente, será importante entender o conhecimento em relação a construir, habitar e negociar mundos virtuais. Isso envolverá aspectos relativos a conhecimento pessoal e interpessoal, como quando é preciso decidir como melhor se auto representar usando avatares em mundos virtuais como o Second Life.

Em entrevista concedida a Juremir Machado da Silva, o professor Alex Primo afirma que as pessoas estão perdendo o interesse e saindo do Second Life. Já a professora Carla Coscarelli acredita que os AVAs do futuro serão mais interativos e parecidos com ambientes como esse. O que você acha? Há espaço para o uso de plataformas como o Second Life no ensino e aprendizagem de segunda língua? Saiba mais sobre o Second life aqui:

Introduction to Second Life ( video )

7 comments:

Daniervelin Pereira said...

Olá, pessoal,

Realmente, seria um grande avanço alcançar um AVA tão interativo e dinâmico como o do
Second Life e não sei se nossos equipamentos estão adaptados para suportar as exigências dessa tecnologia. Mas concordo com a profa. Carla que seria um avanço no ensino.

Estou gostando muito do blog. Parabéns!

Abrs,
Dani

Grupo 4 - Seminário sobre web 2.0 said...

Olá!!

Como eu disse no Teleduc, vou ler mais a respoeito do SL e iremos discutir sobre o seu uso no ensino!

O blog esta 10!!
Abraços
Vanessa

The Luxury of a grave said...

Olá grupo 6! Embora não conheça o SL a fundo, já li muito sobre seu funcionamento e sua incorporação ao ensino têm sido muito bem conduzida em alguns casos. Acho que muitos usuários deixam o SL porque atualmente as inovções no meio virtual ocorrem de forma muito rápida e muitas pessoas descartam ferramentas para utilizar o soft do momento, da moda. Voltando ao assunto do uso da ferramenta com fins educacionais, sugiro que todos visitem o site de João Mattar (o mesmo que eu sugeri no fórum semana passada), professor que utiliza o SL com seus alunos e dá dicas de como os professores podem explorá-lo no ambiente escolar:
http://blog.joaomattar.com/second-life/

Abraços,

Helen

Fátima Franco said...

Oi,pessoal;
minha experiência com o Second Life, foi no mínimo deprimente.Fui assistir a uma palestra que só mostrou os prédios das univerisides que estão por lá e fazer propaganda de um livro qu estava sendo lançado e nenhum uso educacional real do ambiente.
Assisti a mesma palestra, do mesmo jeito no congresso de EAD,com o mesmo palestrante, e sinceramente, acho que ainda não precisamos do SL, para o ensino de línguas. Há outras ferramentas, bastante interativas e que não requerem recursos de hardware, que ainda não são acessíveis à maioria de nossos alunos, nem mesmo nos laboratórios das universidades. Como disse o Primo, quem foi pro SL, já saiu.
Parabéns pelo blog.
Abs

teste said...

Concordo com a Dani,o uso do Second Life pode atrair o professor pelo seu poder de interação, a utilização de recursos, gráficos 3D,entretanto requer um bom equipamento para poder rodar na maquina sem problemas.

Imagine, se nós ja temos "problemas" em adquirir simples máquinas nas escolas e quando nós conseguimos, devido ao preço mais acessivel elas são com o sist operacional Linux, não acredito que o governo compraria uma máquina de grande porte para "rodar" programas como o SL.
Ah, ainda tem a questao da conexão.Ou seja , pode ser que em outros paises, projetos com o uso do SL funcionem, agora no Brasil tenho as minhas dúvidas se essa "onda vai pegar".

Abraços!!

Virgínia said...

É supreendente o grau de imaginação usado para combinar vida real com o "in-world". Acho que a inovação é enorme, mas me sinto perdida, o que diminui meu interesse em conhecer ou navegar por esta realidade virtual.
Abraços

Virgínia

Unknown said...

Oi, pessoal!
Tenho grande interesse em aprender mais sobre o SL, mas para usá-lo em sala de aula, acho que demandaria tempo e investimento tecnológico (pelo menos no contexto em que trabalho).
Eu precisaria de tempo para ter "domínio pedagógico". Precisaria acreditar e ver que dou conta antes de me aventurar a usá-lo.
Abraço,
Rejane.