Ricardo de Souza e Dilso Almeida escrevem um artigo sobre dois estudos de caso em ELMC relativos ao uso do computador em atividades informatizadas envolvendo as tipologias "computador como tutor" e "computador como ferramenta." Leia aqui.
Olá gente, parece ser bem interessante esse artigo. Vou tentar fazer uma leitura mais crítica aproveitando as considerações sobre os métodos de pesquisa do artigo da Vera.
Ah, parabéns pelo blog, está muito bonito e tem muitas coisas interessantes... só não sei se cabe muita coisa mais na minha cabeça a essa altura do semestre, rsrsrsrs.
Oi grupo 6! Esse assunto é muito válido para nós, professores de línguas, para refletirmos sobre os modos que utilizamos o computador. Sobre esse assunto conheço o trabalho de Warschauer e Kern (2000) que gostaria de compartilhar com vocês. Os autores, citando Charles Crook (1994, In: Warschauer e Kern, 2000, p.7), apresentam três metáforas para explicar as atividades educacionais baseadas no computador: (1) metáfora tutorial (computador como tutor); (2) metáfora de construção (computador como aluno); e (3) metáfora da caixa de ferramentas (computador como ferramenta).Leiam o texto que vale a pena!
Abraços!
Referências:
WARCHAUER, Mark e KERN, Richards (Org.). Theory and practice of network-based language teaching. In: Network-based Language Teaching: Concepts and Practice. Cambridge: 2000. Cambridge University Press.
Qual a sua opinião sobre sites como o Second Life?
Atividades do Seminário:
Leitura Obrigatória:
. Metodologia de Pesquisa sobre Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador - Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva ( UFMG ). Disponível em: http://www.veramenezes.com/cmc.htm
Leituras Opcionais:
*LEVY, M.;STOCKWELL, G. CALL dimensions: options in computer-assisted language learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2006. p.110-141 e 142-177
HARLOW, S.D.;JOHNSON, D. An epistemology of technology. In: Educational Technology Review. Spring/Summer. n.9, p. 15-20,1998.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: changing knowledge and classroom learning. Buckingham & Philadelphia: Open University Press, UK, 2003. Chapter 7. ‘Digital epistemologies’: rethinking knowledge for classroom learning. p.155-177
CHAPELLE, C.A. Computer applications in second language acquisition: foundations for teaching, testing and research. Chapter 5 Computer-assisted SLA research, p. 132-156
KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007. Chapter 1. Sampling “the new” in new literacies. p.1-24
Com base nas leituras sugeridas, formaremos um único grupo que trabalhará de forma colaborativa em prol da construção de uma wiki sobre pesquisa em CALL em geral. O endereço da mesma é http://apesquisaemelmc.wetpaint.com/ e para contribuir basta clicar em "Join this wiki", fazer um login de acesso, e participar como um membro da mesma! Os grupos poderão também construir sua própria wiki em www.wetpaint.com
Contamos, ainda, com sua participação no fórum sobre pesquisa em CALL no ambiente Teleduc de 09/06 a 13/06.
Além das leituras e comentários às postagens do blog.
2 comments:
Olá gente, parece ser bem interessante esse artigo. Vou tentar fazer uma leitura mais crítica aproveitando as considerações sobre os métodos de pesquisa do artigo da Vera.
Ah, parabéns pelo blog, está muito bonito e tem muitas coisas interessantes... só não sei se cabe muita coisa mais na minha cabeça a essa altura do semestre, rsrsrsrs.
Beijão, Julieta
Oi grupo 6! Esse assunto é muito válido para nós, professores de línguas, para refletirmos sobre os modos que utilizamos o computador. Sobre esse assunto conheço o trabalho de Warschauer e Kern (2000) que gostaria de compartilhar com vocês. Os autores, citando Charles Crook (1994, In: Warschauer e Kern, 2000, p.7), apresentam três metáforas para explicar as atividades educacionais baseadas no computador: (1) metáfora tutorial (computador como tutor); (2) metáfora de construção (computador como aluno); e (3) metáfora da caixa de ferramentas (computador como ferramenta).Leiam o texto que vale a pena!
Abraços!
Referências:
WARCHAUER, Mark e KERN, Richards (Org.). Theory and practice of network-based language teaching. In: Network-based Language Teaching: Concepts and Practice. Cambridge: 2000. Cambridge University Press.
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